Universidade de Coimbra - Pátio e Paço das Escolas
"Datado de 1290, o documento dá origem ao Estudo Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV. Um século depois do nascimento da nação, germinava a Universidade de Coimbra. Começa a funcionar em Lisboa e em 1308 é transferida para Coimbra, alternando entre as duas cidades até 1537, quando se instala definitivamente na cidade do Mondego.
Inicialmente confinada ao Palácio Real, a Universidade espalhou-se por Coimbra, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada com a criação do Pólo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e de um terceiro Pólo, devotado às ciências da vida.
Estudar na Universidade de Coimbra é dar continuidade à história da matriz intelectual do país, que formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.
Com mais de sete séculos, a Universidade de Coimbra conta com um património material e imaterial único, peça fundamental na história da cultura científica europeia e mundial. Um património que a UC candidatou a Património Mundial da UNESCO." in http://visit.uc.pt/sobre/
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Quando entro pelos portões do Jardim Botânico é como se entrasse num mundo mágico, onde cada recanto tem uma história incrível para ser descoberta. A diversidade de plantas transportam-nos para os mais variados locais do mundo, sendo o Jardim considerado um museu vivo.
O facto de se localizar tão perto do meu local de estudos, Departamento das Ciências da Vida permitiu-me conhecer mais de perto alguns desses recantos. Pude criar as minhas próprias histórias e sempre que vou a Coimbra tento sempre visitar-lo, como se de um velho amigo se tratasse.
A Estufa Grande faz lembrar aos fãs de Harry Potter, as estufas de Herbologia de Hogwarts. Não é possível visitar-la mas alberga inúmeras plantas no interior.
Back to Top